A parte mais estreita do funil sobre como montar uma máquina de vendas é o setor comercial. É o comercial que efetivamente fecha a compra com o cliente. Seu papel é entrar em contato com pessoas e empresas que já estão engatilhadas para fazer a compra. Quem trabalha no comercial deve fazer o que estiver ao seu alcance para fechar as vendas. É preciso estudar aquele cliente em potencial e descobrir o que é que está faltando para que a compra seja realizada. Agora, vamos a um questionamento: como seria o rendimento e a eficiência do setor comercial se não houvesse um processo seletivo de leads em potencial que efetivamente entram em contato com ele?

O setor comercial provavelmente teria que lidar com vários contatos sem nem saber ao certo em que etapa da compra ele está. Além de ficar impossível logisticamente, o resultado não é efetivo. É por isso que saber como montar uma máquina de vendas é essencial. Toda essa estruturação é feita pensando no estudo do cliente em potencial. Cada setor tem a sua participação. Se o plano de negócios estiver muito bem desenhado e houver profissionais competentes na área, a lead irá seguir o caminho de forma fluida e quando perceber já estará realizando a compra.