Sempre que alguma pessoa de fora do universo do marketing pergunta como é possível gerar leads (mais clientes), ninguém pode simplesmente responder que é através da criação de conteúdo relevante para sites e blogs, pois existe uma estratégia extremamente abrangente por trás disso. Sem contar que as pessoas mais desentendidas ficariam perdidas com uma resposta tão simples e vaga. Em vez disso, a melhor maneira de responder a essa pergunta seria apenas dar ênfase às inúmeras maneiras originais que bons profissionais utilizam para atrair as pessoas para o seu negócio. Trata-se de um processo onde essas boas empresas entregam aos possíveis clientes aquilo que eles realmente querem e precisam, despertando assim o interesse de cada um, na intenção de que eles façam parte do dia a dia delas.

De maneira bem simples, este é exatamente o processo de geração de leads. Investir em uma estratégia que possa aquecer e despertar o interesse dos seus clientes potenciais, guiando-os durante todo o processo até que eles comprem da sua empresa. A partir do momento que essas pessoas mostram um interesse genuíno em seu negócio, elas estão começando a criar uma relação com sua empresa, tornando mais fácil e natural o processo de obtenção de informações e, consequentemente, fechamento de compra.

Uma vez que sua empresa adentra nessa metodologia chamada de Inbound Marketing, a geração de leads atinge uma segunda fase. Ela ocorre depois que você atraiu o público e sua empresa já está pronta para converter esses visitantes em leads para a sua equipe de vendas. Assim como você pode ver no diagrama abaixo, a geração de leads é um ponto fundamental na jornada que cada usuário precisa percorrer para se tornar um cliente satisfeito.