Uma máquina de vendas aceleraram o processo de escala e desenvolvimento da sua empresa. Entretanto, é preciso salientar, que tudo parte da estratégia que você adota para o seu negócio e qual é o seu momento. Talvez, hoje, você se encontre em uma realidade que não permita investimentos mais agressivos no âmbito externo, deste modo, enquanto empreendedor, respeite o seu momento, desenvolva os processos internamente. Reúna a sua equipe de colaboradores e desenhem um processo que permita que vocês escalem o seu negócio.

Caso, o seu momento seja mais favorável a investimentos, eu recomendo muito contratar uma empresa que atua com máquinas de vendas. Primeiro, porque você terá toda uma expertise de quem já pensa por trás sobre o assunto. Segundo, que isso te poupará tempo e recursos no longo prazo, porque você começa a ter uma estrutura pronta que já foi validada.

Além disso, é crucial salientar que trazer uma empresa externa para desenvolver uma máquina de vendas para o seu negócio, é também trazer um olhar de fora, que muitas vezes pode ser fundamental. Talvez o seu perfil de cliente ideal ou funil de vendas não estejam tão alinhados quanto você imagina, e isso é perca de dinheiro no longo prazo. Por fim, recomendamos que antes de implantar uma máquina de vendas, foque em treinamentos e otimize a sua equipe para que consigam extrair o máximo da ferramenta ou processo.