Quando estamos frente ao empreendedorismo, ou melhor dizendo, frente a uma empresa, lidamos com algumas situações um tanto quanto complexas. Precisamos lidar com clientes, o time de vendas, comercial, marketing, além de pensar na estratégia de desenvolvimento da empresa. Entretanto, existem alguns facilitadores que podem auxiliar no processo de crescimento da sua empresa. Estamos falando da criação de máquinas de vendas. Talvez você não conheça o termo, mas fique tranquilo, que durante os próximos minutos vamos deixar tudo bem claro para você. O primeiro passo para entender o que é uma máquina de vendas é compreender que ela é um acelerador dentro de uma empresa. Talvez você esteja se perguntando, mas como eu sei se preciso de uma máquina de vendas? Bom, todos sabemos que o desafio de vender mais é realmente enorme. E independente o que você comercializa, a não ser que esteja em uma área que não há concorrência, você precisará sim de uma máquina de vendas.

Mas o que é uma Máquina de vendas?

Máquinas de vendas é basicamente a criação de processos que visa gerar clientes de uma forma previsível, escalável e lucrativo. Uma máquina de vendas abrange todos os processos de captação dos leads, nutrição, filtros e disponibilizam ele para o comercial, que efetua a negociação. De forma mais clara, quando criamos uma máquina de vendas, estamos criando processos que irão facilitar o nosso modelo de negócio no âmbito do marketing, prospecção e vendas.

O por que é importante uma máquina de vendas?

Uma máquina de vendas aceleraram o processo de escala e desenvolvimento da sua empresa. Entretanto, é preciso salientar, que tudo parte da estratégia que você adota para o seu negócio e qual é o seu momento. Talvez, hoje, você se encontre em uma realidade que não permita investimentos mais agressivos no âmbito externo, deste modo, enquanto empreendedor, respeite o seu momento, desenvolva os processos internamente. Reúna a sua equipe de colaboradores e desenhem um processo que permita que vocês escalem o seu negócio.

Caso, o seu momento seja mais favorável a investimentos, eu recomendo muito contratar uma empresa que atua com máquinas de vendas. Primeiro, porque você terá toda uma expertise de quem já pensa por trás sobre o assunto. Segundo, que isso te poupará tempo e recursos no longo prazo, porque você começa a ter uma estrutura pronta que já foi validada. Além disso, é crucial salientar que trazer uma empresa externa para desenvolver uma máquina de vendas para o seu negócio, é também trazer um olhar de fora, que muitas vezes pode ser fundamental.

Talvez o seu perfil de cliente ideal ou funil de vendas não estejam tão alinhados quanto você imagina, e isso é perca de dinheiro no longo prazo. Por fim, recomendamos que antes de implantar uma máquina de vendas, foque em treinamentos e otimize a sua equipe para que consigam extrair o máximo da ferramenta ou processo.